REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

domingo, 14 de abril de 2013

DESLIGUE A TV E NÃO COMPRE TOMATE



O que você faria se fosse banqueiro e tivesse em suas mãos (por controle acionário ou por simples "amizade") o mando de alguns dos maiores meios de comunicação da América Latina? 

Será que você seria isento e bonzinho ou alguma hora você lançaria mão de seu poder de causar pânico pra ajustar a economia a padrões que fariam seu lucro aumentar ainda mais? 

A escalada no preço do tomate nada significaria macroeconomicamente para o Brasil, se não fosse a ânsia desmedida de lucro dos bancos e da pressão para o governo aumentar a taxa Selic. 

Ocorre que se essa gente consegue instalar no país um clima de inflação galopante, o BC é obrigado a subir os juros. Quem ganha? Não é você, pobre cidadão que só vê seu dinheiro escoar do bolso a cada dia. 

O tomate é a Coréia do Norte do capitalismo sem-vergonha instalado no país. 

E veja bem, caro leitor, aqui não se está criticando o capitalismo em sí, que pouco tem a ver com o que está acontecendo. 

Tem a ver com falta de regras e falta de punição e comando. 

Tem a ver com selvageria onde um grupo faz o que quer e com isso quebra o resto ou boa parte da cadeia produtiva nacional. 

Como na eterna guerra contra o comunismo, islamismo e outros ismos, o tomate é a Coréia do Norte. 

Se fosse deixada pra lá, nada traria de consequência. Mas ao contrário, a utilizam como desculpa para manobras militares, intervenções, venda de armas e recrudescimento de financiamentos e empréstimos aos países periféricos. 

O povo como sempre, apavorado, cai como um patinho. Que fique claro. Não são os bancos que estão fazendo o preço do tomate subir. Estão apenas se utilizando desse evento para transformar tudo num auê onde só quem ganha são eles. 

O resto do país e da economia como um todo, perde com o aumento dos juros. 

Os bancos nadarão de braçada. 

Segundo o falecido Lauro Campos, catedrático e estudioso da economia e do Direito, o capitalismo depende tanto da inflação (pequena) quanto do crédito. Sem consumo, não existe capitalismo. 

Baixar os juros e estimular o barateamento dos produtos, ao contrário do que dizem nossos "pensadores" libelês, nada tem a ver com comunismo ou socialismo. Tem a ver com o mais puro capitalismo. 

É deixar a economia crescer sem que um setor engula todos os outros por sua sede de dinheiro. 

Quem já leu John Maynard Keynes sabe do que estou falando. Não estou citando Marx, e sim um dos "inventores" do capitalismo contemporâneo. 

Mas como disse Hugo Chávez em sua passagem pela última edição do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, em 2004, o Brasil não é a Venezuela, nem é Cuba. 

Não tem 20 ou 10 milhões de pessoas. 

O governo não consegue, sem descambar pra ditadura, enquadrar alguns setores evidentemente golpistas e desinteressados, com a mesma facilidade que ele ou Fidel, fizeram. 

Palavras de Chávez. 

Significando dizer que o Governo acaba sendo refém, queira ou não, de alguns setores poderosos. Minha sugestão aos patinhos brasileiros nos quais eu me enquadro. Desliguem a TV e não comprem tomate.


do Blog ANAIS POLITICOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!