REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

terça-feira, 16 de abril de 2013

Direita tenta novo golpe na Venezuela


Maduro fala em risco de Golpe 

Venezuela: a direita ataca nas ruas 

por Rodrigo Vianna 
Barricada erguida por partidários de Capriles: democratas?

Interessa aos partidários de Henrique Capriles criar um clima de confrontação. Para os chavistas, o melhor seria aguentar provocações, sem permitir que a situação desande para a confrontação nas ruas. 

É isso o que me explica, por telefone, um amigo que conhece muito bem a Venezuela e o chavismo. 

Acontece que falta combinar com os russos! 

Nas últimas horas, chegam notícias preocupantes sobre a beligerância na Venezuela. Tanto é que o próprio presidente decidiu falar claramente: prepara-se um Golpe de Estado no país, como em 2002. 





Alguns dados: 

- na noite de segunda para terça, a turma de Capriles atacou carros e prédios do Governo de Barinas (Estado onde nasceu Hugo Chavez); 

- cercou casas de autoridades, ateando fogo em algumas delas; 

- atacou centros de saúde onde se concentram médicos cubanos; - cercou a sede da VTV e da TeleSur 

– duas emissoras simpáticas ao chavismo; 

- atacou integrantes da Guarda Nacional que faziam segurança no bairro nobre de Altamira (Caracas), dominado por antichavistas. 

A impressão é de uma ação coordenada da direita. 

Os chavistas, há pouco, decidiram ir para as ruas, defender a sede da TeleSur e outros pontos estratégicos sob ataque da direita venezuelana. 

A tensão é enorme, e no momento em que escrevo os ataques de parte a parte tornam-se ainda mais violentos também nas redes sociais – inclusive com ameaças de morte contra um apresentador de TV chavista. 

Dias antes da eleição, o governo da Venezuela prendeu mercenários colombianos e salvadorenhos, que haviam entrado no país com armas e explosivos. 

As pistas indicam que os “rapazes” da CIA podem estar atuando na terra de Bolívar. 

Capriles não reconhece o governo eleito de Nicolás Maduro. Com a votação obtida (49% dos votos), ele poderia perfeitamente comandar uma oposição institucional, elegendo mais parlamentares no próximo pleito, e preparando-se para derrotar Maduro mais à frente – no voto. 

Mas o núcleo duro de Capriles parece ter escolhido o atalho do golpismo. 

Foi esse o caminho adotado em 2002 – quando derrubaram Chavez e colocaram no poder (por dois dias) Pedro Carmona – um líder empresarial que foi prontamente reconhecido como presidente pelo governo dos Estados Unidos (sem falar na imprensa brasileira, que comemorou o golpe). 

O DNA golpista parece atuar de novo. 

A turma de Capriles passou anos falando em riscos para a liberdade de imprensa, sob Chavez. E agora, cerca emissoras de TV. 

Passou anos defendendo a “volta à normalidade democrática”, e agora aposta na instabilidade. 

Não é exagero imaginar que, mantido o clima de confrontação que se vê hoje, a Venezuela possa caminhar para Guerra Civil. 

Seria mais um país rico em petróleo a enfrentar a instabilidade fomentada por Washington. 

Os chavistas cometeram erros nos últimos anos. Há muito o que se criticar na administração que agora está sob o comando de Maduro. 

Mas do outro lado há o fantasma de uma direita que parece não ter aprendido nada com a história. 

O Brasil precisa agir, rapidamente. 

Não podemos aceitar a desestabilização de um país membro da UNASUL e do Mercosul. 

Os Estados Unidos e a extrema-direita venezuelana (não falo da direita civilizada, democrática, que tem todo direito de se opor ao chavismo, pela via institucional) vão cometer um grave erro, se apostarem que a Venezuela vai cair feito o Paraguai ou Honduras. 

Maduro falou claramente: prepara-se um golpe de Estado na Venezuela. Maduro não é Chavez. Mas a multidão chavista tem força para resistir. E as Forças Armadas, ao contrário de 2002, estão livres dos golpistas. 

Os próximos dias serão decisivos. Se Capriles não fizer um chamado consistente para a calma e a ordem, as consequências podem ser dramáticas não só para a Venezuela, mas para toda a América do Sul.

do Blog Sujo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!