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segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A indústria do anticomunismo na disputa política


Luis Nassif, Luis Nassif Online / GGN 

"Nos últimos anos, a indústria da mídia foi invadida por uma legião de anticomunistas que pareciam emergir das fraldas dos tempos, e de uma multidão de neoanticomunistas, atendendo à demanda aberta pelos grupos de mídia. 

Explorei esse tema no artigo "Para melhor entender os amuos de FHC com Joaquim Barbosa"  (clique aqui).

É um anticomunismo de vestimenta nova. Vem na forma de combate ao chavismo, bolivarismo, castrismo e outras manifestações políticas absolutamente irrelevantes, no atual nível de desenvolvimento brasileiro. 

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Nos anos 20 a 40, o anticomunismo penetrou fortemente no imaginário nacional. Na Igreja, devido às perseguições religiosas em alguns países comunistas. Nas Forças Armadas, devido à chamada Intentona Comunista, com os oficiais mortos de madrugada, além da visão internacionalista dos comunistas se sobrepondo ao conceito de poder nacional. Nos empresários, devido ao combate à propriedade privada. No meio político, devido ao seu caráter antidemocrático.

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Com o tempo, todos esses fatores esfumaçaram e o comunismo virou um retrato na parede. A Guerra Fria acabou em 1963, no encontro de Kennedy com Kruschev; o comunismo terminou em fins dos anos 80, com a queda do muro de Berlim e, depois, com a Glasnot soviética. 

No Brasil, desde os anos 80 os comunistas perderam espaço nos movimentos populares para o PT, liderado por um metalúrgico, Lula, que se dava bem com multinacionais e jamais abandonou seus princípios socialdemocratas. 

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Há um conjunto de críticas que podem e devem ser feitas em relação ao governo: aparelhamento do Estado, problemas de gestão, excesso de interferência na economia, pouca vontade em promover a desburocratização e a racionalização fiscal. 

Soma-se o sentimento difuso de desconforto com a corrupção, os conchavos políticos, os campeões nacionais. 

Mas há dois problemas com o discurso. 

O primeiro, é que a maioria dos vícios apontados são comuns a todos os partidos políticos, típicos do modelo político torto do país. 

O segundo, é a dispersão das críticas que não permite a unificação do discurso. 

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O melhor caminho seria apresentar um projeto de país redondo, inovador, assimilável pelo eleitor. Porém, nos últimos trinta anos, só prosperaram três discursos de corte: o da redemocratização e da anti-inflação nos anos 80; o da liberalização econômica do período Collor-FHC; e o das políticas contra a miséria, do período Lula. 

À falta de discurso alternativo, a ampla politização midiática escolheu o caminho simplificador do anticomunismo. 

Ele permite unificar todas as insatisfações: as insatisfações da Igreja tradicional e dos evangélicos contra os avanços morais; dos empresários, contra a burocracia, a carga fiscal e o excesso de intervenção do Estado; da população em geral, contra a corrupção e os acordos políticos espúrios. Dos militares, contra os que pretendem escarafunchar os crimes da ditadura. 

Debitando tudo na conta do comunismo-chavismo-bolivarismo-castrismo ou seja o ismo que for, tudo fica facilitado- facilita-se a vida, reduz-se toda a crítica a chavões pouco sofisticados, de fácil assimilação para a média da opinião pública midiática. 

E não há necessidade de trabalhar o discurso para cada público. As análises antichavistas de Arnaldo Jabor são do mesmo nível daqueles dos humoristas de shows "stand ups" ou de roqueiros atuando no Twitter. 

O único inconveniente é que essa forma de oposição não vence eleições e afasta do partido qualquer eleitor minimamente informado."

do Blog Brasil!Brasil!

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