REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

BRASIL DÁ LIÇÃO AO MUNDO DE COMO SE TRATA A DIFÍCIL QUESTÃO DA IMIGRAÇÃO.


O Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso  
Não há país no mundo que possa querer dar ao Brasil lição de como se trata um imigrante. Nossa tradição foi sempre a de receber nossos irmãos oriundos de outros países, em momentos de dificuldade, causadas por guerras e até catástrofes climáticas.


Construímos o Brasil de hoje com a forte presença de gente vinda de todas as partes do mundo.


A questão complexa e grave dos imigrantes haitianos está sendo mais uma vez tratada de forma adequada, preservando a nossa história de respeito por quem procura nosso chão para tentar recomeçar a vida.


Sem cercas eletrificadas, sem arames farpados ou muros de “contenção”, sem celas e sem cachorros, sem humilhação e sem deportação violenta, abusiva e constrangedora, como, aliás, muitos dos brasileiros já foram e ainda são tratados em países ditos civilizados.


O fechamento da fronteira nesse momento é ato que se impõe para não permitir que de forma desordenada e insegura, os haitianos continuem sua desventura, caindo nas mãos de “coiotes” ou trocando seis por meia dúzia, encontrando escravidão ao invés de um lugar digno para viver. Quem já entrou está recebendo atenção e sua situação regularizada, poderão depois trazer familiares. Enquanto isso o governo trata de criar regras que permitam a outros haitianos, também vir. O Ministério da Justiça em conjunto com os Ministérios do Trabalho e das Relações Internacionais, está trabalhando para normatizar as condições de vinda e estabelecimento dos haitianos.


É preciso lembrar, porém, que a questão do HAITI, um país pobre, que foi sacudido por um violento terremoto e que lhe colocou em situação desesperadora, é problema de todas as nações do mundo.


Nesse ponto o Brasil tem feito sua parte de forma exemplar. Uma pena que outros países e seus governantes tenham abandonado o barco, logo assim que as luzes dos holofotes foram desligadas com o fim do momento mais forte de comoção pelo terremoto de 2009.




Postado por 007BONDeblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!