REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

domingo, 8 de janeiro de 2012

Governo reduz reajuste de 9 milhões de aposentados e pensionistas de 6,3% para 6,08% - Economia - Extra Online



O Ministério da Previdência Social anunciou, ontem, que o reajuste para os cerca de nove milhões de aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima de um salário mínimo será de 6,08%, válido a partir dos benefícios referentes a janeiro, pagos nos primeiros cinco dias úteis de fevereiro. 


O índice é inferior aos 6,3% que estavam previstos no Orçamento da União deste ano.


A justificativa para a redução do percentual de correção foi a divulgação do acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2011, que fechou em 6,08%. Segundo a Previdência Social, os 6,3% que estavam no Orçamento eram uma estimativa e, por lei, o governo é obrigado a pagar, no mínimo, a inflação medida pelo INPC.


Com isso, os aposentados que ganham acima do piso nacional ficam apenas com a correção inflacionária, sem aumento real. É o segundo ano seguido em que isso acontece.


Centrais protestam


Na avaliação de João Batista Inocentini, secretário-geral do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical, o governo poderia ter pago os 6,3%, já que tinha os recursos previstos:


— A correção do INPC sozinha não repõe o poder de compra. Queremos um plano para recuperar essas perdas.


Para Warley Martins, presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), esse é mais um indício de que 2012 será pior do que 2011.


— Ouvimos muitas promessas sobre aumento real, mas nada aconteceu. Vamos começar a nos movimentar para protestar — disse.


A Previdência também confirmou o novo piso de R$ 622. Uma portaria oficializando o valor sairá nos próximos dias.






Postado por Apst.do INSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!