Quando a rede Globo anunciou que o Galvão Bueno narraria a primeira transmissão da emissora no universo do MMA, já considerando o histórico do narrador - até o Globo Esporte brincou com isso.
Mas,brincadeiras à parte,o que o Galvão Bueno fez antes,durante e depois do combate entre Junior Cigano dos Santos e Cain Velásques,sábado passado,é algo difícil de definir com palavras.Foi um dos momentos mais constrangedores e patéticos que eu já vi numa transmissão esportiva.Por vários aspectos.
Prá início de conversa, veio com a definição dos atletas: são os "gladiadores do terceiro milênio".Isso foi apenas o cartão de visitas.
Quem acompanha o UFC,na tevê a cabo,seja no Combate ou no Sportv(ambos da Globo),está acostumado a uma transmissão feita por pessoas que entendem do assunto e torcem para os atletas brasileiros sem exageros.Mas,para o Galvão,não tem disso.
Ele não perde a mania maniqueísta de exaltar os brazucas e ver os adversários como vilões,"gente do mal".
De um lado o carrancudo Velásques,que "nunca sorri".Do outro, o humilde Cigano,que aos dez anos ajudava a família vendendo sorvetes.
Outra: por que o Galvão insiste em passar a impressão de que é um entendido de tudo?
Faz questão de se mostrar que é um expert, nem que seja exibindo um jogo de badminton.No caso do MMA,narrou golpes dizendo os nomes em inglês e alertou,que aos poucos,nos explicaria o significado,ó pobres ignorantes,Por que não falar diretamente em português?
E a narração do combate que durou um minuto?Não contive a gargalhada.No replay,com Velásques no chão e cigano em cima dele,Galvão soltou um "esquerda,esquerda,esquerda", frenético (como se fôssemos todos cegos).Parecia um GPS com defeito.
Aliás, falei nos canais a cabo da Globo, que sempre mostraram eventos de vale-tudo com competência, mas devo ressaltar o seguinte em relação à tevê aberta: deu saudades da Rede TV!, que por anos exibiu o UFC sem fazer esse papel ridículo.
Fonte: Jornal da Orla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!