Ministério da Saúde decide que todos usuários tenham o cartão SUS
Usuário precisa fazer o cadastro numa UBS
A partir de janeiro de 2012, conforme a Portaria nº 763 do Ministério da Saúde, todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão possuir o Cartão Nacional de Saúde – conhecido popularmente como Cartão SUS – e utilizá-lo cada vez que se dirigirem a qualquer unidade da rede pública de saúde.
A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) orienta os sorocabanos que ainda não têm o Cartão SUS para providenciar, fazendo o cadastro quando passarem por consulta, em qualquer uma das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
Para se cadastrar, o usuário deve informar seu nome completo, data de nascimento, nomes do pai e da mãe, um telefone de contato e o endereço completo (é preciso levar um comprovante de endereço, como conta de água, luz ou telefone).
Além disso, é necessário apresentar o R.G. ou a Certidão de Nascimento. A SES informa que muitos pacientes que ainda não têm o Cartão SUS estão levando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como um documento de identificação, porém, o mesmo não é suficiente para o cadastramento.
No caso de perda do cartão, o usuário deve se dirigir a uma UBS ou qualquer uma das cinco Casas do Cidadão de Sorocaba para a confecção de um novo. Se o usuário souber o número do cartão que perdeu, basta informá-lo para receber a segunda via.
Sistema de informatização
De acordo com o secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, a implantação do Sistema de Informação da Saúde em toda a rede municipal de saúde facilita o cadastramento do usuário e a emissão do Cartão SUS. Atualmente, o sistema já está funcionando nas 30 UBSs da cidade e está em processo de implantação na Policlínica Municipal de Especialidades.
“Esta integração das unidades de saúde da rede municipal, por meio de um sistema de informatização, traz benefícios para o gerenciamento da SES, que vai obter as informações em tempo hábil e saber onde aplicar melhor os recursos, por exemplo.
Também com este sistema, todo o histórico do paciente ficará armazenado, como se fosse um prontuário eletrônico. Assim, em qualquer unidade de saúde da rede municipal que o paciente passar, seus dados estarão disponíveis, como o histórico de consultas, os exames que já fez e os medicamentos prescritos, por exemplo”, comenta o secretário.
Fonte oficial
A partir de janeiro de 2012, conforme a Portaria nº 763 do Ministério da Saúde, todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão possuir o Cartão Nacional de Saúde – conhecido popularmente como Cartão SUS – e utilizá-lo cada vez que se dirigirem a qualquer unidade da rede pública de saúde.
A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) orienta os sorocabanos que ainda não têm o Cartão SUS para providenciar, fazendo o cadastro quando passarem por consulta, em qualquer uma das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
Para se cadastrar, o usuário deve informar seu nome completo, data de nascimento, nomes do pai e da mãe, um telefone de contato e o endereço completo (é preciso levar um comprovante de endereço, como conta de água, luz ou telefone).
Além disso, é necessário apresentar o R.G. ou a Certidão de Nascimento. A SES informa que muitos pacientes que ainda não têm o Cartão SUS estão levando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como um documento de identificação, porém, o mesmo não é suficiente para o cadastramento.
No caso de perda do cartão, o usuário deve se dirigir a uma UBS ou qualquer uma das cinco Casas do Cidadão de Sorocaba para a confecção de um novo. Se o usuário souber o número do cartão que perdeu, basta informá-lo para receber a segunda via.
Sistema de informatização
De acordo com o secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, a implantação do Sistema de Informação da Saúde em toda a rede municipal de saúde facilita o cadastramento do usuário e a emissão do Cartão SUS. Atualmente, o sistema já está funcionando nas 30 UBSs da cidade e está em processo de implantação na Policlínica Municipal de Especialidades.
“Esta integração das unidades de saúde da rede municipal, por meio de um sistema de informatização, traz benefícios para o gerenciamento da SES, que vai obter as informações em tempo hábil e saber onde aplicar melhor os recursos, por exemplo.
Também com este sistema, todo o histórico do paciente ficará armazenado, como se fosse um prontuário eletrônico. Assim, em qualquer unidade de saúde da rede municipal que o paciente passar, seus dados estarão disponíveis, como o histórico de consultas, os exames que já fez e os medicamentos prescritos, por exemplo”, comenta o secretário.
Fonte oficial
voces tem que disponibilisar para as pessoas alguns modelos para que possamos preencher e imprimir
ResponderExcluir