O embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, afirmou hoje que o seu país regista um "défice muito grande" de mão-de-obra qualificada, pelo que pode ser uma "excelente oportunidade" para portugueses qualificados.
"Na área da engenharia, por exemplo, o Brasil tem um défice de 20 mil profissionais por ano", referiu, em Braga, Mário Vivalva, durante a conferência "Brasil - Potência Económica: Mundo de Oportunidades", organizada pela PME-Portugal e pela AtlanticoINvest.
O diplomata sublinhou que os empresários brasileiros têm uma "natural predileção" pelos trabalhadores portugueses, por causa da língua.
"Há, no Brasil, um défice muito grande de mão-de-obra qualificada, tendo em conta o ritmo do crescimento do país, e gostaríamos que mais e mais profissionais portugueses pudessem aproveitar essa oportunidade", acrescentou.
Aludiu a um "número crescente" de estrangeiros qualificados a trabalhar no Brasil, sendo que "10 por cento de todos os vistos" para trabalhar naquele país em 2011 foram concedidos a portugueses.
Admitiu ainda que nos próximos tempos poderá haver, por parte do governo do Brasil, "uma política mais ativa de estímulo" à ida para o país de mão-de-obra qualificada estrangeira, nomeadamente no setor da engenharia química, física e metalúrgica.
Mário Vivalva referiu ainda que "vale a pena investir", no Brasil, uma convicção que sustentou nos 62 biliões de dólares de investimento direto estrangeiro naquele país em 2011, "o maior de sempre".
Leia mais na RTPNotícias
Publicado pela Embaixada de Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!