Até 2013 terá início a construção do túnel submarino que ligará as duas margens do Porto de Santos. Até lá, serão decididos os projetos de licenciamento ambiental, detalhamento de projeto de engenharia e urbanismo. Para esta fase a licitação foi aberta dia 29 de dezembro e, em 17 de fevereiro, será declarado o consórcio vencedor. A obra deverá ser concluída em 2016, conforme informações do Governo do Estado de São Paulo, ao custo de R$ 1,3 bilhão.
O túnel terá 900 metros e ficará a 21 metros de profundidade, passando sob o canal, no trecho entre Outeirinhos, em Santos, e Vicente de Carvalho, em Guarujá. Caminhões, automóveis, ciclistas, pedestres e até um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O túnel que virou ponte, depois virou túnel, voltou a ser ponte e retornou à forma de túnel, é considerado indispensável para o desenvolvimento do porto e da região desde a década de 1930, parece que agora vai sair do papel.
Segundo a empresa paulista Desenvolvimento Rodoviário (Dersa), o projeto agregará tecnologia às construtoras brasileiras, que nunca participaram da construção de um túnel sob o mar. Segundo a empresa, os túneis evitam a limitação de altura promovido pelas pontes em canais de intensa navegação, como é o de Santos.
O processo construtivo será o de execução de perfís de aço e concreto em doca seca, para depois serem instalados no local e vedados. Depois de tudo, a água é esgotada e o túnel é finalizado. É o sistema mais utilizado no mundo e também será utilizado aqui. Cada consórcio participante da licitação deverá contar com uma empresa estrangeira com larga experiência nesta modalidade de construção, com obrigação de transferir tecnologia às parceiras.
Chamou a atenção o custo projetado, de R$ 1,3 bilhão, o equivalente a 1,5 milhão por metro, enquanto o túnel de Seikan, no Japão, de 64 km, custou o equivalente a R$ 129 mil cada metro construído. É valor considerado excessivo por técnicos da área.
Fonte: Jornal da Orla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!