Rodrigo Vianna em seu O Escrevinhador
A Folha já pediu, em editorial, o fechamento da TV Brasil, emissora pública criada pelo governo federal. O motivo alegado pelo jornal: audiência baixa. “Os vícios de origem e o retumbante fracasso de audiência recomendam que a TV seja fechada – antes que se desperdice mais dinheiro do contribuinte.”
A mesma Folha anuncia agora – de forma discreta, diga-se – uma curiosa “parceria” com a TV Cultura de São Paulo – emissora igualmente pública, mantida principalmente com dinheiro do contribuinte paulista.
Tenho orgulho de ter trabalhado na TV Cultura nos anos de 1990, à época sob a presidência do ótimo Roberto Muylaert. Mas o fato é que a Cultura também não tem uma audiência maravilhosa. Nos últimos anos, os índices só caíram. Mas aí a Folha não vê problema. Ao contrário, torna-se aliada da TV.
Sobre a parceria entre Folha e TV Cultura, você pode ver mais detalhes aqui.
O mais curioso é que a parceria se estenderá também à Veja, a revista mais vendida do País.
A Veja, como se sabe, gosta de escrever Estado com “e” minúsculo, para reafirmar seu ódio ao poder público. Ódio? Coisa nenhuma. A Abril adora vender revistas para o governo. E agora, vejam só, também terá seu quinhãozinho na emissora controlada pelos tucanos paulistas.
O “programa” da Veja deve ir ao ar às terças. O da Folha, aos domingos.
A notícia sobre o novo programa da revista mais vendida pode ser lida abaixo, em reportagem do site “Comunique-se”…
Recentemente, o Estadão chamou a oposição às falas, pedindo – em editorial – unidade e combatividade para barrar o PT em São Paulo. Alckmin parece ter escutado.
A TV Cultura transforma-se numa trincheira, a organizar o que sobrou da oposição: Veja, Folha… E dizem que o Estadão também terá seu programinha por lá.
Faz sentido.
Como disse um leitor, no tuiter: @RobertoToledo59
Estão apenas oficializando a parceria. Trata-se de um movimento importante: estão preparando a trincheira para defender a terra bandeirante da horda vermelha…
Afinal, se o PT ganhar a capital esse ano, o Palácio dos Bandeirantes será o último bastião do tucanato paulista e de seus (deles) aliados na velha mídia.
Perguntinha tola desse escrevinhador: Folha e Veja vão pagar para usar o espaço da emissora pública? Ou será tudo na faixa?
Em entrevista ao Portal Imprensa, o editor da Folha deixou claro qual o objetivo da parceria: “Trará a possibilidade de a marca Folha alcançar seu público no maior número possível de mídias. “O jornal continua firme no propósito de levar seu conteúdo de qualidade a um número diversificado de plataformas e chegar à TV parece um passo natural.” Muito natural! Tá tudo em casa, eu diria.
***
Exclusivo: Veja e TV Cultura acertam parceria para exibição de jornalístico
Anderson Scardoelli, do site Comunique-se
A partir de março, um novo jornalístico ocupará a grade de programação da TV Cultura. Em parceria com a revista de maior circulação no País, a emissora da Fundação Padre Anchieta vai transmitir o Veja na TV.
A atração irá ao ar durante as noites de terça-feira, após o Jornal da Cultura. Além da TV, o programa será exibido ao mesmo tempo na Veja.com. Porém, quem acompanhar o Veja na TV pela internet terá um diferencial assim que cada edição chegar ao fim: participar do chat com o jornalista Augusto Nunes, que estará à frente do projeto que marca a parceria entre a Cultura e a publicação da Editora Abril.
O projeto representa o retorno de Nunes à TV Cultura.
Ele foi entrevistador do Roda Viva de julho de 2010 a agosto de 2011, época em que a atração foi comandada por Marília Gabriela. De 1987 a 1989, o programa criado há 20 anos foi apresentado pelo jornalista, que atualmente mantém uma coluna na Veja.com.
Por enquanto, nenhum profissional foi contratado para participar do novo programa.
O Veja na TV será produzido integralmente pela equipe das versões impressa e online da Veja. Os temas abordados pela atração serão política, economia e demais assuntos que aparecerão na mídia no decorrer da semana em que determinada edição será exibida.
Veja na TV contará com matérias especiais, comentários, debates e entrevistas. O programa será gravado no estúdio da Veja, localizado na sede da Editora Abril, em São Paulo. O estúdio é o mesmo em que Nunes comanda o Veja Entrevista, que é publicado quinzenalmente na Veja.com.
Postado por BLOG LIMPINHO E CHEIROSO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!