REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

terça-feira, 10 de abril de 2012

A CPI mista do Demóstenes/Cachoeira vai sair. E a da Privataria Tucana?


Com informações do blog Os amigos do presidente Lula e Yahoo Notícias 


O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), anunciou na terça-feira, dia 10, um acordo para formar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista, com a participação de deputados e senadores, para investigar as relações entre o bicheiro Carlinhos Cachoeira e parlamentares. 


A abertura da comissão ainda depende da coleta de apoio mínimo entre os parlamentares das duas Casas. São necessárias as assinaturas de 171 deputados e 27 senadores. 


Segundo o presidente da Câmara, a CPI tem “100% de chance” de ser instalada. De acordo com o deputado Marco Maia, a instalação da CPI deve ocorrer no início da próxima semana, devido à burocracia do processo, que envolve a redação do requerimento e o recolhimento das assinaturas na Câmara e no Senado. 


Atualmente, já há um pedido de criação de CPI sobre o tema protocolado na Câmara dos Deputados pelo deputado Protógenes Queiroz (PCdoB/SP), que será abandonado com a criação da CPI mista. Outro requerimento, feito pelo PT, também tramita no Senado. O requerimento foi motivado pela recusa do ministro do STF Ricardo Lewandowski em repassar ao Senado o teor das gravações entre o senador Demótenes Torres (sem partido/GO) e Cachoeira, sob o argumento de que estão sob segredo de Justiça. 


Só uma CPI poderia requisitar o conteúdo das escutas. 


Privataria Tucana 


A Câmara dos Deputados só pode abrir cinco CPI’s simultaneamente e o próprio Protógenes chegou a avaliar que dificilmente seria viável abrir a CPI do Demóstenes/Cachoeira e da Privataria Tucana ao mesmo tempo na casa. 


O Senado não tem essa limitação. Sendo mista a CPI do Demóstenes/Cachoeira, melhora as possibilidades para instalar a da Privataria Tucana na Câmara, pois o caminho ficará mais livre. Será que o Marco Maia vai agir? 


Tucanos estão acusando a CPI da Privataria Tucana de ser usada eleitoralmente, o que leva muita gente boa a admitir que esta CPI deva ser instalada após as eleições. 


Por outro lado há forte suspeita de que um dos motivos de José Serra sair candidato foi justamente para bloquear esta CPI. 


É fácil entender o cálculo demotucano. 


Se ele não saísse candidato, e a CPI da Privataria fosse instalada, a carreira política dele iria a pique e em 2014 só teria condições de concorrer a deputado federal, igual a Paulo Maluf. 


Saindo candidato agora, ele tenta bloquear a instalação da CPI antes das eleições. 


Se conseguir, tem dois caminhos: 


– se perder a prefeitura, sua carreira política naufraga, com ou sem CPI; 


– se ganhar a prefeitura (coisa difícil), fortalecido, continuará usando o mesmo argumento o tempo todo para continuar bloqueando a CPI: dirá que é por interesse político contra ele, por ser prefeito de oposição e por se tornar o principal nome tucano para candidatar-se a presidente em 2014. 


Postado por BLOG LIMPINHO E CHEIROSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!