Faxina em xeque
Depois da chicana no STF, a Lei da Ficha Limpa enfrentará novo obstáculo para vigorar em plenitude na eleição deste ano.
Como a instrução do TSE para o pleito não exige certidão cível, todos os condenados por improbidade poderão se candidatar, cabendo ao Ministério Público identificar inelegíveis.
Promotores terão cinco dias para a impugnação de registro, prazo considerado insuficiente para cruzamento de dados de tribunais de todo o país a tempo de banir os fichas-sujas.
Sujou 1
Os partidos têm até quinta-feira para entregar à Justiça a lista de nomes. As dificuldades tendem a aumentar caso os servidores do Judiciário entrem em greve, o que paralisaria o processamento de informações nos cartórios. Neste caso, os próprios candidatos podem ser prejudicados --a certidão negativa criminal é obrigatória.
Sujou 2
Para tentar aliviar a carga dos promotores, a Procuradoria-Geral da República requisitou aos conselhos federais informações sobre profissionais que tiveram registro cancelado, outra nova causa de inelegibilidade.
Peneira
Membros do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral esperam que os juízes eleitorais examinem prontuários dos candidatos antes de deferir registros. "Compete a eles levar as exigências da Ficha Limpa em conta", diz o juiz Márlon Reis.
- http://www1.folha.uol.com.br/colunas/veramagalhaes/1113236-painel-ficha-limpa-enfrentara-novo-obstaculo-para-vigorar-na-eleicao.shtml
do blog do Alexandre Távora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!