REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Tucanhede faz papel de palhaça de novo


OPOSIÇÃO CEGA LEVA FOLHA A MAIS UM ERRO PRIMÁRIO 

Em sua coluna desta terça-feira, a jornalista Eliane Cantanhêde, da Folha, apontou um suposto paradoxo da América Latina: enquanto o mau aluno, Brasil, tende a reeleger sua presidente Dilma Rousseff, o bom aluno, Chile, deve rejeitar a reeleição de Sebastian Piñera. 

Ocorre que, no Chile, Piñera não poderá ser reeleito por uma razão muito simples: a constituição do país não permite dois mandatos consecutivos e o atual presidente só cogita voltar em 2018; na disputa deste ano, a favorita é a ex-presidente Michelle Bachelet. 

Brasil 247 - Eleições presidenciais estão marcadas no Chile para o dia 17 de novembro de 2013. A menos que ocorra uma hecatombe, a ex-presidente Michelle Bachelet, que representa forças de esquerda, será eleita para mais um mandato de quatro anos. 

A realidade política chilena levou a jornalista Eliane Cantanhêde, da Folha, a apontar um suposto paradoxo na América Latina. 

Segundo ela, enquanto o mau aluno, Brasil, tende a reeleger sua presidente Dilma Rousseff, o mesmo não ocorre com o Chile, melhor aluno da classe. 

"No simpático e aplicado país sul-americano, a economia vai bem, mas a reeleição do presidente Sebastián Piñera vai mal. No melhor país do mundo, que é o nosso, a economia não está lá essas coisas, mas a reeleição de Dilma Rousseff em 2014 vai de vento em popa", diz ela (leia mais aqui). 

Talvez os eleitores chilenos e brasileiros não sejam capazes de discernir o que é melhor, como sugere Eliane, mas a análise tem um erro básico. 

A constituição chilena não permite a reeleição e, portanto, Piñera não poderá se candidatar – o que se discute, hoje, é sua eventual volta em 2018. 

No início do ano, Cantanhêde já havia cometido um erro, ao afirmar que uma reunião rotineira, no Ministério de Minas e Energia, havia sido convocada emergencialmente para enfrentar um apagão iminente. 

Como se sabe, os apagões viraram apaguinhos e depois foram tratados, pela Folha, como uma ameaça para 2014, ano de Copa do Mundo. 

O que fica claro, mais uma vez, é que a oposição cega tem levado o jornal a cometer erros primários. 

do Blog Sujo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!