REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

quarta-feira, 27 de março de 2013

Jornalismo Esnobe


Notícia Cretina do UOL/Folha




René Amaral

Esnobar quer dizer desprezar ou humilhar alguém supostamente em condição, seja qual for a natureza, inferior. Esnobar é coisa de esnobe, gente escrota que se sente melhor que os outros, gente sem educação, ou trato social verdadeiramente refinado (ser refinado é respeitar os outros). 

Do inglês snob, etimologicamente: sine nobilitate, ou sans noblesse, sem nobreza, reflete bem a atitude de quem recorre a esse artifício 'social'. São gente sem a menor nobreza, mas que por motivos ignorados se acham no direito de fazer os outros de gato e sapato.

No caso, o sem nobreza, ou os sem nobreza foram Jacob Zuma presidente da África do Sul, e o representante russo Vladimir Putin, que estenderam uma reunião por mais de uma hora, atrasando uma reunião previamente agendada com a Presidenta. Até que a Presidenta, com toda nobreza e finesse, abandonou a espera. Posteriormente foi à abertura do evento, mas escusou-se de ir ao jantar oficial, com toda razão.

Os russos parecem ser a pedra no sapato do governo brasileiro nesta viagem. Dilma tem andado para cima e para baixo com o embaixador Roberto Azevêdo, candidato brasileiro à diretoria-geral da Organização Mundial do Comércio --a escolha começa na semana que vem.

Solidariedade entre Brics à parte, os russos indicaram que pretendem apoiar o candidato da Nova Zelândia à chefia da OMC, Tim Groser.

Sejam quais forem as razões para a falta de elegância (coisa que os russos parecem cultuar como só os estadunidenses são capazes) o tratamento dado ao fato pela mídia brasileira mostra bem o nível de nosso 'jornalismo'. Putin, frequentemente aludido como um ditador, que realmente é, teria sido execrado se o 'esnobado' fosse um Caprilles, ou um Juan Manoel Santos (presidente da Colômbia). Mas como foi a presidenta Dilma, ela é que virou motivo de chacota nos jornais que nem prestam pra embrulhar o que o gato faz escondido.

Sempre querendo desmoralizar o governo e o país, esses bostas dão a medida de sua subserviência e seu alinhamento automático a tudo que seja anti brasileiro, e anti nacionalista. Afinal, da mesma forma que a Danuza Leão, eles são chiques, e esnobes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!