REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Margaret Thatcher se encontra com Pinochet





Margaret Thatcher, a "Dama de Ferro", governou a Inglaterra de 1979 a 1990, o maior período de governo de um primeiro-ministro britânico desde o início do século 19. 

Ela, junto com presidente dos EUA Ronald Reagan (também já falecido), foram pilares para a difusão do chamado neoliberalismo e a derrocada do "estado de bem-estar social" na Europa e EUA. 

No entanto, a mais importante parceria de Thatcher não seria com o ex-ator de filmes B em Hollywood e dublê de presidente, mas sim, com uma outra figura de triste lembrança, o ditador chileno Augusto Pinochet. 

Thatcher e Pinochet, ao seu modo, foram dois pilares para a consolidação do neoliberalismo. 

Thatcher sempre apoiou e respaldou as ações da sanguinária ditadura chilena, que vitimou aproximadamente 10 mil pessoas. 

Esse apoio não era involuntário. Foi no Chile, que pela primeira vez, era posta em prática a doutrina neoliberal. O Chile foi o laboratório para a grande "experiencia neoliberal" que viria a assolar, posteriormente, boa parte do mundo. 

Pinochet foi um dos governantes que seguiu de maneira mais radical a ortodoxia neoliberal. Poucos países do mundo souberam combinar de maneira tão "pura" a prerrogativa do "livre mercado", aliado ao uso da força, ou da "Doutrina do Choque", como aponta Naomi Klein (veja mais no documentário, acessando aqui). 

Após a queda de Pinochet no Chile, quando este teve sua prisão pedida na Inglaterra, por ação do juiz espanhol Baltasar Garzón, Thatcher moveu todos os esforços possíveis para impedir que seu amigo fosse para traz das grades. 

Agora, Thatcher e Pinochet se encontram novamente, no lugar que lhes é devido: o lixo da história. 

Em tempo: por uma questão de coerência, circula na rede uma petição pela privatização do funeral de Margareth Thatcher. 

Afinal, que melhor maneira do governo britânico prestar uma homenagem a "Dama de Ferro", que entregar para a iniciativa privada os gastos pela realização das cerimônias fúnebres da ex-primeira ministra? Confira a petição aqui

do Blog Aldeia Gaulesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!