REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Caso Alstom: PGR retoma colaboração com suíços Troca de documentos e informações já recomeçaram


Caso Alstom: PGR retoma colaboração com suíços

Troca de documentos e informações já recomeçaram

Jornal do Brasil 

O Ministério Público federal retoma nesta segunda-feira (4/11) o processo de troca de informações sobre o cartel do caso Alstom com procuradores suíços que também investigam o caso. 

Serão enviados documentos e solicitadas informações sobre o que já foi apurado até o momento pelo Ministério Público suíço. 

A retomada desse contato foi uma iniciativa do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, após o engavetamento dos pedidos pelo procurador Rodrigo de Grandis. 

Além de retomar a colaboração, os ministérios públicos dos dois países deverão iniciar outras investigações conjuntas sobre suspeitas de corrupção envolvendo brasileiros que estariam enviando dinheiro para paraísos fiscais na Europa. 

As investigações estão apurando o esquema de propinoduto envolvendo fiscais da Receita Estadual do Rio de Janeiro. 

Os procuradores suíços alertaram a PGR sobre a possibilidade desses depósitos, que foram bloqueados, serem devolvidos aos depositantes devido à lentidão da Justiça brasileira. 

Outra colaboração que poderá ser agilizada diz respeito ao bloqueio do dinheiro da família do deputado Paulo Maluf sob acusação de desvio de recursos públicos, que já dura dez anos, e que também pode ser desbloqueado liberando o acesso dos filhos do deputado a esses recursos. 

O esquema do Propinoduto, que envolveu subornos de fiscais de renda do Rio, é um deles. 

O dinheiro bloqueado pelos suíços ameaça ser devolvido para os já condenados, por conta da lentidão da Justiça brasileira em concluir definitivamente o caso. 

Há ainda pendências sobre o dinheiro da família do ex-prefeito paulistano e hoje deputado Paulo Maluf, sobre o qual pesa a acusação de desvios públicos. 

O risco é de que o bloqueio, que já dura mais de dez anos, seja cancelado por falta de uma sentença definitiva no Brasil e que os filhos de Maluf voltem a ter acesso ao dinheiro. 

Postado por Helio Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!