REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Programa “Mais Médicos" agradou a população, aponta CNI


no Valor Econômico 

Quase dois meses após a presidente Dilma Rousseff sancionar a lei que cria o programa Mais Médicos, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirma que é possível dizer que a iniciativa agradou a população. 

Após divulgar a nova edição da pesquisa realizada junto com o Ibope, o gerente executivo de pesquisa e competitividade da CNI, Renato Fonseca, afirmou que “na área da saúde, a resposta dos Mais Médicos agradou a população”. 

Segundo ele, esse resultado foi obtido porque o governo mostrou vontade de resolver um problema. “Quando começa a anunciar medidas, isso acaba afetando a avaliação”, disse. 

Apesar disso, a pesquisa mostra que a saúde encabeça a lista de áreas em que o governo obtém pior avaliação. “A área da saúde é sem dúvida a que a população considera que o governo apresenta o pior desempenho. 

Dentre as três piores áreas a serem escolhidas em uma lista de 25, a saúde foi selecionada por 52% dos entrevistados. 

Há que se ressaltar, porém, que em relação a julho há uma diminuição de 19 pontos percentuais nas citações da área como a de pior desempenho do governo federal”, diz o relatório da pesquisa. 

Fonseca falou sobre o Mais Médicos ao comentar resultados, segundo ele positivos, obtidos pelo governo em nove áreas temáticas. Apesar de só uma delas mostrar aprovação maior que reprovação às ações do governo, a CNI considerou que apenas duas “não mostraram mudanças significativas” na avaliação positiva: impostos e combate à fome e à pobreza. 

Todas as outras, inclusive saúde, apresentaram aumento do índice de avaliação positiva, mesmo que a avaliação negativa continue muito mais alta. 

Na saúde, por exemplo, o percentual que aprova as ações do governo na área subiu de 21%, em setembro, para 26%, em dezembro. 

Os que desaprovam caíram de 77% para 72%. E o Mais Médicos ajuda a explicar a recuperação, segundo afirmou o gerente da CNI. 

A pesquisa, segundo Fonseca, mostra que a avaliação global que a população faz do governo melhorou. “No agregado, você tem uma melhoria na popularidade, muito mais puxada pela avaliação do governo, não nas características pessoais da presidente”, afirmou, referindo-se ao crescimento da avaliação positiva do governo e à estabilidade da avaliação da presidente. 

Além das medidas anunciadas pelo governo, a melhora identificada por Fonseca pode ser explicada, segundo ele, pela distância temporal em relação aos protestos do meio do ano. 

“O primeiro movimento é um movimento que as pessoas têm uma reação muito forte”, disse. 

A economia, disse o gerente da CNI, “pode” ter ajudado o governo a melhorar seu desempenho na pesquisa. “Não digo nem que tenha melhorado a inflação, mas ela parou de crescer. Isso pode estar afetando. 

As noticias econômicas não chamaram muita atenção”, disse. De acordo com o estudo, as notícias que mais chamaram atenção da população no período de realização da pesquisa estão relacionadas ainda às manifestações e ao mensalão.

do Blog do Mario 
por Mario Lobato da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!