REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

domingo, 30 de março de 2014

Propaganda SÓ SE COMBATE COM PROPAGANDA

Artigo didático, excelente, muito claro.

Falta dizer, porém, duas coisas, as duas DIFÍCEIS, COMPLEXAS, NUNCA EXPLORADAS e importantíssimas:


(1) O agente dessa manipulação é, sim, no geral, a tal de 'mídia'. Mas dizer só "mídia" é dizer praticamente nada. 

É preciso identificar OS NOMES DOS JORNALISTAS autores dos discursos PESSOAIS pelos quais a manipulação opera. 


E é preciso descontstruí-los, desmontá-los, esvaziá-los um a um, pessoalmente. O melhor meio de fazer isso não é discutir com eles (não adianta argumentar com fascistas sinceros convictos). 

O melhor meio de fazer isso é ou RIR DELES; ou falar MAIS ALTO e MAIS FREQUENTEMENTE que eles; ou calá-los (o que se faz com campanhas de boicote: Desligue a TV Globo,por exemplo) 

A propaganda opera pela quantidade, mas, também, pela impressão de 'credibilidade' das fontes e emissores dos discursos 'jornalísticos'. 

Então, as empresas da imprensa-empresa têm, antes, de criar caras, olhares, vozes e trejeitos discursivos que dêem verossimilhança ao que dizem como se fossem 'notícias' e 'fatos' e implantar essas caras como 'especialistas' confiáveis. 

Uma das marcas da PÉSSIMA qualidade informacional do jornalismo brasileiro é a perenidade dos colunistas e âncoras. 


Alexandre Machado -- por exemplo -- já fazia o mesmíssimo jornalismo que faz hoje, há quase 50 anos, sempre golpista. 

Os âncoras dos telejornais são perenes, em todas as redes da propaganda do capital, e as redes constróem suas próprias caras-vozes, que são propagandeadas como marcas comerciais. 

Assim, sempre com as mesmas caras, é fácil implantar a ideia de que "se o Bonner disse", então é verdade. Se Mirian Leitão acha, então é verdade. Assim se constroem e funcionam os lobbies da des-notícia. A isso se chama "jornalismo liberal", o qual vive de reivindicar "liberdade de imprensa" sempre só pra eles mesmos.

A ideia de que sem jornalismo não há democracia, É FALSA. A ideia correta é o contrário disso: 

-- sem democracia realmente operante, nenhum jornalismo-empresa tem qualquer futuro de médio prazo e vira presa de seu próprio projeto viciado e vicioso. Porque sabem disso, as empresas do Grupo GAFE (Globo-Abril-FSP-Estadão) defendem a ferro e fogo o próprio monopólio.

Todos os jornalistas desempregados e mal empregados deviam já estar tratando de entender ISSO, em vez de assistir a aulas de "deontologia" do jornalismo liberal, que é projeto condenado.


Enquanto prosseguirmos só essa vaga denúncia contra a 'mídia' -- entidade abstrata --, OS JORNALISTAS -- agentes falantes ATIVOS dos discursos de propaganda -- continuarão com suas conversas fiadas de propaganda, apresentadas como se fossem distribuição de informação.

(2) Outra coisa que é preciso ensinar às pessoas é que, porque a propaganda é MUITO MAIS FORTE e eficaz que os discursos de conscientização, propaganda SÓ SE COMBATE COM PROPAGANDA.

O denuncismo (viver a denunciar escândalos deles, depois que eles denunciam escândalos nossos) é UM DOS INSTRUMENTOS da guerra 'midiática', mas NÃO É O MAIS IMPORTANTE NEM O MAIS EFICAZ. 

O fato de que o Brasil não tenha NENHUMA TEORIA DA PROPAGANDA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO (e não temos, NEM DEPOIS DE DEZ ANOS DE GOVERNO NOSSO!) nos pôs na situação de não sabermos, sequer, por onde começar. Essa é uma ignorância que a universidade e os cursos de 'comunicação' e 'jornalismo' implantaram no Brasil desde sempre. E é um dos itens da dependência, um dos itens mais mortíferos da dependência.

Mas, sim, o artigo abaixo é útil e claro. Apenas que esse tipo de artigo NÃO FAZ PROPAGANDA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO. 

E enquanto não aprendermos a fazer PROPAGANDA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO -- que a gente aqui entende que seja O CONTRA DISCURSO DE OPOSIÇÃO A TODO O JORNALISMO LIBERAL E SUAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO LIBERAL -- será como tentar esvaziar um tsunami usando colherinha de cafezinho.

E vamkevamo, que essa luta é longa.

Poderíamos já começar por chamar a coisa a que temos de chegar de PROPAG
ANDA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO (em vez de ficarmos aí a inventar fórmulas de "guerra emocional de 4a-geração") 

Digamos que o diagnóstico esteja até bastante correto. Mas os diagnosticadores não estão sugerindo ainda nenhuma terapia e, sem isso, por melhor que seja o diagnóstico, o doente morre.

Vila Vudu


do Blog Grupo Beatrice

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!