REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

quinta-feira, 12 de junho de 2014

E A MIDIA PARTIDARIZADA QUE SEMPRE INSINUOU QUE O PT QUE É CONTRA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO...

Ação movida por Aécio leva Justiça a invadir até casa de jornalista

Ação movida por Aécio leva Justiça a invadir até casa de jornalista



Rebeca Mafra teve a casa revirada pela polícia por causa de uma ação movida por Aécio Neves

O Ministério Público do Rio de Janeiro determinou nesta quarta-feira a execução de mandados de busca e apreensão contra seis pessoas suspeitas de difamar o senador Aécio Neves (PSDB-MG), a fim de recolher de suas residências computadores, pen-drives, câmeras fotográficas e outros aparelhos eletrônicos. 

A medida gerou protestos imediatos nas redes sociais, dentro e fora do Brasil.

Uma das pessoas citadas na ação movida por Aécio Neves é a jornalista Rebeca Mafra, que teve a casa invadida nesta tarde. Rebeca estava no trabalho, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, quando recebeu uma ligação do porteiro do prédio onde mora, na Lapa, região central, dizendo que um delegado queria entrar em seu apartamento. Ao telefone, ele ameaçou arrombar a porta se Rebeca não estivesse lá em 15 minutos. Segundo a jornalista, por sorte uma vizinha tinha a chave e conseguiu abrir a porta.

Os mandados de busca e apreensão do MP foram emitidos após pedido de investigação feito pelo próprio senador e teriam sido cumpridos todos já nesta quarta-feira, três dias antes da Convenção Nacional do PSDB, quando a candidatura do senador à Presidência da República deve ser oficialmente lançada. O ato foi repudiado por jornalistas de todo o país.

O caso ganhou, de imediato, repercussão internacional. A equipe do senador, em nota, confirmou à agência inglesa de notícias BBC o “pedido de investigação dos crimes praticados contra o senador Aécio Neves por quadrilhas virtuais”. Aécio nega, no entanto, que tenha solicitado a “invasão” das residências.

“O PSDB, em nenhum momento, requereu a realização de busca e apreensão de quaisquer equipamentos ou documentos, sejam em residências ou em sedes de empresas”, diz sua assessoria.

Rebeca Mafra acrescentou que “um grupo de sete oficiais revirou minha casa toda. Levaram um computador, chip da máquina fotográfica, um pen drive e dois HDs externos, tudo material de trabalho”.
– Eu virei perseguida política de um dia para o outro – espanta-se.

Ela nega que tenha escrito uma linha sequer contra o senador.
– Minha casa está uma ‘zona’. Não entendo o motivo e não tenho nada a ver com o Aécio. Eu nunca posto nada de política em rede social. Tenho amigos muito engajados que não sofreram abuso desse tipo. Eu não faço parte do eleitorado dele, mas nunca difamei ninguém – protestou.

‘Padrão’
Segundo a assessoria do Senador, os pedidos teriam se limitado “aos que são padrão nesse tipo de investigação”. Segundo o PSDB, a relação de pedidos do partido à Justiça seria a seguinte: “oitiva (ato de ouvir) de testemunhas, depoimento dos suspeitos já identificados como participantes da quadrilha, e providências para apuração se essas pessoas são remuneradas por terceiros pela execução dessas ações”.

Procurado pela reportagem, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) se limitou a informar que “o MPRJ recebeu representação do senador Aécio Neves e está realizando diligências, que incluem o cumprimento de mandados de busca e apreensão”. O MP carioca afirma ainda ter decretado sigilo “porque as diligências estão em andamento”.

Processo
A britânica BBC teve acesso a um mandato de busca e apreensão e também ao processo movido pelo Senador. O texto do processo, assinado pelo promotor de justiça Luís Otávio Figueira Lopes, pede investigação de supostos crimes contra a honra do senador “através da colocação de comentários de leitores em sites de notícias”.

Ainda de acordo com o processo, os autores dos supostos comentários teriam a intenção de “alterar os resultados dos mecanismos de buscas na internet (por exemplo, o site Google), fazendo com que tais páginas – ainda que substancialmente irrelevantes – alcancem destaque nos resultados das pesquisas eletrônicas”.

Segundo o diário conservador 
Folha de S.Paulo, a justiça também determinou a apreensão de computadores de um edifício da Eletrobrás no Rio de Janeiro, sob alegações de uso dos equipamentos na criação de perfis com ofensas ao pré-candidato à Presidência pelo PSDB. O mesmo estaria ocorrendo com computadores da prefeitura de Guarulhos (SP).

do Blog do APOSENTADO INVOCADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!