REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

quarta-feira, 4 de março de 2015

1574km da ferrovia Norte-Sul já em operação



A presidenta Dilma visitou, recentemente, trechos das obras A Ferrovia Norte-Sul começou a ser utilizada pela iniciativa privada no trecho de 855 quilômetros entre Anápolis (GO) e Palmas (TO). 

De acordo com Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, o primeiro transporte de duas locomotivas de uma empresa privada teve como data de partida a última quinta-feira (26), com saída de Anápolis e destino à Imperatriz (MA). 

Além disso, outras 16 locomotivas devem também operar nos próximos dias. 

Ainda segundo a Valec, nesta primeira fase de operação, a velocidade máxima permitida será de 40 km/h. 

O transporte feito nos trilhos desse trecho da Norte-Sul marca o início do modelo de livre acesso à infraestrutura ferroviária (open access). Ou seja, o trecho entre Anápolis e Palmas é o primeiro do Brasil a operar sob as novas regras que promovem a quebra do monopólio das atuais concessionárias. 

Além disso, as regras permitem que todas as empresas que cumpram requisitos técnicos e operacionais, estabelecidos em lei, tenham acesso à infraestrutura ferroviária em condições objetivas, transparentes e não discriminatórias. 

O trecho entre Anápolis e Palmas faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento. 

Concebida há 27 anos sob o propósito de interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, a Norte-Sul conectará quatro regiões e nove estados brasileiros. 

Dos mais de 4 mil quilômetros previstos, 1.574 quilômetros já estão em operação. O investimento é de R$ 25,8 bilhões. 

(Agência PT)

do Blog Na Ilharga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!