REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Inquérito para investigar Aécio na Lava Jato será aberto na próxima semana, afirmam Deputados

AecioLavajato0304

Parlamentares afirmaram na última quinta-feira (02) que nome do Senador Aécio Neves será incluído na próxima semana em inquérito da Operação Lava Jato, segundo os deputados, o PGR já tem "provas suficientes"

Por Redação - em Brasilia

De acordo com os parlamentares do PT, o senador tucano Aécio Neves deve ser incluído nas investigações da Operação Lava Jato, uma vez que já existem “provas suficientes” para a abertura de inquérito. 

O entendimento dos parlamentares petistas é reforçado pelo Sindicato dos Advogados de São Paulo, que também solicitou à PGR o desarquivamento do pedido de investigação contra Aécio Neves.

“Esquecido” pela justiça e ignorado por setores da mídia brasileira, a Lista de Furnas – esquema de desvio de verbas da Companhia Energética de Minas Gerais para abastecer as eleições do PSDB, voltou ao centro de debate. 

Isto porque, nesta semana, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot convidou para uma conversa os deputados federais do PT mineiro, Padre João e Adelmo Leão e o deputado estadual também de Minas Gerais,Rogério Correia.

M
otivou o convite de Janot o fato dos parlamentares mineiros terem protocolado na Procuradoria Geral da República (PGR), no último dia 19, um pedido para investigação do envolvimento do ex-candidato à Presidência da República, presidente do PSDB e senador Aécio Neves (PSDB-MG) no desvio de recursos de Furnas. 

Participaram também do encontro com o procurador, os deputados Pedro Uczai (PT-SC) e Fernando Marroni (PT-RS).

O deputado Padre João contou que a conversa com o procurador durou mais de uma hora. Segundo ele, nessa conversa, os parlamentares detalharam sobre a Lista de Furnas, apontando que, na lista, existem pessoas que receberam recursos do esquema e estão dispostas a testemunhar. 

Além disso, explicou Padre João, o debate girou em torno do trabalho de investigação da procuradora Andrea Bayão. Nesse ponto, segundo o deputado, o procurador se mostrou “surpreso” sobre as razões desses processos se encontrarem nos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

“O procurador se mostrou um pouco surpreso porque os processos referem-se a uma pessoa de foro privilegiado. Eu creio que ele vai solicitar que esses processos subam para a PGR porque é de competência dele”, avaliou Padre João. O petista disse ainda se sentir confiante porque, segundo ele, ficou claro que o procurador-geral da República demonstrou compreensão diante da complexidade do caso.

“Então, estamos dando trilhas legais e verdadeiras para que a PGR abra inquérito para apurar e investigar. Isso, com certeza, vai dar maior credibilidade a essa instituição que, graças a Deus, já não é a mesma de passados recentes”, frisou.

O caso – O nome do tucano aparece como um dos principais envolvidos no esquema de Furnas. Segundo a lista do lobista Nilton Monteiro, autenticada pela Polícia Federal, entre os tucanos envolvidos, Aécio Neves aparece recebendo um repasse no valor de R$ 5,5 milhões.

Recentemente, o nome do senador mineiro foi excluído pelo procurador Rodrigo Janot da lista de investigados na Operação Lava-Jato, embora o pivô do esquema, o doleiro Alberto Yousseff, tenha afirmado em delação premiada que o tucano estaria envolvido no esquema. 

No depoimento gravado em vídeo, Yousseff afirma ter transportado para o ex-deputado pelo PP José Janene propinas pagas pela empresa Bauruense por contratos em Furnas.

O doleiro disse ainda que a influência do senador tucano sobre uma diretoria de Furnas rendeu a ele pagamentos mensais entre 1994 e 2001.

O esquema relatado pelo doleiro foi alvo de uma denúncia realizada em 2012 pela então procuradora do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, Andrea Bayão. 

À época da denúncia, a procuradora já havia acumulado provas que apontavam para a abertura de um inquérito.


do Portal Metrópole: http://www.portalmetropole.com/2015/04/inquerito-para-investigar-aecio-na-lava.html#ixzz3WrRmPich

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!