REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Em amistoso com MST, Chico Buarque defende a Petrobras

Ao coordenador nacional do MST, João Pedro Stedile, Chico afirmou: “O petróleo é nosso. É um velho lema que deve ser mantido e lembrado sempre. 

17/09/2015                                                                                                   Da Redação
Chico recebe uniforme da Petrobras de José Maria Rangel, da FUP


Em um campinho de futebol no bairro do Recreio, no Rio de Janeiro, o cantor e escritor Chico Buarque bateu uma bola e conversou com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A defesa da Petrobras como foi um dos temas do encontro.
Ao coordenador nacional do MST, João Pedro Stedile, Chico afirmou: “O petróleo é nosso. É um velho lema que deve ser mantido e lembrado sempre. Há uma cobiça permanente em torno da Petrobras. E agora com essa história de participação na exploração do pré-sal, que são conquistas nossas, desde o tempo de Getúlio, que volta e meia são ameaçadas por esse tipo de investida. Eu não acredito que passe um projeto desse no Senado. Eu não acredito que a sociedade vai aceitar se desfazer da Petrobras.”
O músico ainda recebeu de presente um uniforme de trabalho de petroleiro das mãos do presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Maria Rangel: “Você está com a gente nessa luta, de manter a Petrobras com o povo brasileiro”. Chico agradeceu: “O orgulho é meu de receber esse uniforme. Vou usá-lo por aí”, o que arrancou risos dos presentes.
Falando de futebol, a partida entre o MST e o Politeama, time de Chico, terminou em 7 a 7, após uma hora de bola rolando, na tarde da última segunda-feira (14). Além disso, os sem-terra anunciaram que a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), um espaço de formação de quadros do MST, contará com um campo de futebol em breve que homenageará o saudoso jogador “Sócrates Brasileiro”.
“Perfeita escolha porque tem tudo a ver”, opina Chico. Se “ele estivesse aqui estaria apoiando a Escola e o MST”, já que “participou de todas as lutas pela democracia” e “foi sempre muito firme na defesa de sua classe”, lembrou. O compositor ainda disse que fica “orgulhoso de ter participado da origem” da Escola.
A ENFF é um espaço que contou com a solidariedade de centenas de pessoas para ser construída e lançada em 2005, entre elas, Chico Buarque, que doou a arrecadação dos direitos autorais da coletânea de músicas Coleção Terra, aos sem-terra. Assim também fez Sebastião Salgado, com algumas de suas fotografias, e José Saramago, com textos.
O campo de futebol “Sócrates Brasileiro” será inaugurada com o próximo jogo entre os sem-terra e o Politeama, mas ainda sem data definida.

Assista ao vídeo do encontro, feito pela equipe da Telesur no Rio de Janeiro:



do Blog BRASIL DE FATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!