REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

sábado, 21 de maio de 2016

Tulipa Ruiz sobre o golpe: quando o artista sai a trabalho ele é o embaixador do Brasil






A arte é o cajado do artista. A cultura é geradora de emprego e um abrigo para milhares, quiçá milhões de brasileiros.

Com esta convicção a cantora Tulipa Ruiz se despediu do Brasil numa viagem ao Equador e México. 

Vencedora do Grammy Latino, ela sabe que será questionada sobre o Brasil em tempos de golpe. E tem na ponta da língua o que irá falar. Leia aqui.


Por Tulipa Ruiz


"Daqui a pouco embarco para o Equador depois sigo para o México para apresentar o meu disco Dancê. Serão os primeiros shows fora depois que o álbum ganhou o Grammy Latino. Uma honra, uma felicidade e uma responsabilidade enorme. Entendi, desde a primeira vez que sai do País a trabalho que ao cruzar a fronteira o artista se torna um embaixador da sua cultura. 

Os jornalistas querem saber, primeiramente, sobre os aspectos culturais, sociais e políticos do Brasilantes de perguntarem especificamente sobre o nosso trabalho. Foi assim em todos os países que visitei. Foi também o que aconteceu ontem, quando conversei por mais de três horas com jornalistas mexicanos e hoje, com a imprensa francesa. Todos, absolutamente todos, querem saber como estamos nos organizando para resistir ao golpe e qual é o impacto do governo ilegítimo na cultura. 

Michel Temer assumiu o governo interinamente e conseguiu promover retrocessos em tempo recorde. Extinguiu o Ministério da Cultura. E foi tristemente elogiado por isso, porque "artista é vagabundo" e "mama na teta do governo". É de uma crueldade atroz quem ousa falar isso. A cultura nesse país nunca foi levada a sério como deveria. Mas o Ministério da Cultura ajudou e muito a ampliar a nossa visibilidade. 

Vejo com imensa tristeza ataques ao pessoal de Aquarius em Cannes e tantos outros amigos artistas. Cultura, meus amigos, é um dos maiores patrimônios de um país. E esse patrimônio brasileiro é riquíssimo. Quando falamos em Brasil, as pessoas falam logo em Ronaldo e Pelé, mas também em Tom Jobim e Caetano Veloso. A cultura tira crianças da rua, a cultura forma cidadãos melhores, a cultura ensina, provoca, contamina. 

Mas a cultura não é feita de graça. Aquele artista que você admira trabalha muito pra conseguir te provocar, encantar, brilhar seus olhos. Não se pode apagar o fato de que os nossos filmes, nossa música, nossa dança, nosso teatro, nossos livros nos representam lá fora e que somos muito respeitados por isso. A nossa arte tem um papel fundamental na construção da nossa identidade e nenhum governo transitório pode revogar isso.


A arte é nosso cajado, nosso escudo e nossa lança.

A arte é nossa resistência.
Beijos do aeroporto,
Tulipa"


Ouça aqui:

Efêmera - album completo - Tulipa Ruiz




do CONEXÃO JORNALISMO 

http://www.conexaojornalismo.com.br/colunas/cultura/musica/tulipa-ruiz-sobre-o-golpe-quando-o-artista-sai-a-trabalho-ele-e-o-embaixador-do-brasil-26-43913

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!