REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

domingo, 24 de agosto de 2014

Choque de gestão: Mulheres de Montezuma, cidade do aeroporto abandonado, viajam de 60 a 100 km para dar à luz

Cópia-de-cavalo-e-posto.jpg (620×413)

Na Serra do Cafundó — ouvir trovão de lá, e retrovão, o senhor tapa os ouvidos, pode ser até que chore, de medo mau em ilusão, como quando foi menino. O senhor vê vaca parindo em tempestade. De em de, sempre, Urucúia acima, o Urucúia — tão as brabas vai… Tanta serra, esconde a lua. A serra ali corre torta. A serra faz ponta. (…) Hem? O senhor? Olhe: o rio Carinhanha é preto, o Paracatú moreno; meu, em belo, é o Urucúia — paz das águas… É vida! de Guimarães Rosa, em Grande Sertão Veredas

Luiz Carlos Azenha, de Montezuma, Minas Gerais / Viomundo 

"Dá até para imaginar Guimarães Rosa, nos anos 40, viajando por esta região do Brasil, fronteira de Minas Gerais com a Bahia, em busca de inspiração para sua obra-prima. 

Hoje a tradição dos vaqueiros resiste, mas o cenário humano passou por grandes transformações. 

Montezuma fica a leste do rio Urucuia, que Rosa tornou famoso, e do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, nomeado em homenagem ao autor. É a região do Alto Rio Pardo. 

Uma simpática cidade de cerca de 8 mil habitantes, que depende especialmente de atividades agrícolas e dos empregos públicos da Prefeitura local. 

Em 1991, 64,7% dos moradores do município viviam na extrema pobreza. 

Em 2010, eram apenas 9,15%. Aposentadorias rurais, Bolsa Família, investimentos federais e estaduais contribuiram muito para esta mudança. 

Apesar disso, a melhoria foi relativa: hoje, só 26,75% dos moradores de mais de 18 anos de idade completaram o ensino fundamental." 

do Blog Brasil!Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!