REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!

REGULAÇÃO DA MIDIA,JÁ!
PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO

segunda-feira, 30 de março de 2015

SENADORES DO PSDB QUEREM DESTRUIR O “MAIS MÉDICOS” E PREJUDICAR MAIS DE 60 MILHÕES DE PESSOAS


Os senadores tucanos Cássio Cunha Lima (PB) e Aloysio Nunes Ferreira (SP)

O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), e os deputados petistas e médicos Adelmo Leão (MG), Chico D’Ângelo (RJ) e Jorge Solla (BA) criticaram a tentativa do PSDB de acabar com o Programa Mais Médicos e respaldaram as críticas feitas ao partido tucano nesta sexta-feira (27) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Em visita ao Rio de Janeiro para anúncio do programa Parto Adequado, o ministro disse que a tentativa de anular o convênio que permite a participação de 11.487 médicos cubanos no programa representa um “atentado contra a população” brasileira.

Nesta semana, os senadores tucanos Cássio Cunha Lima (PB) e Aloysio Nunes Ferreira (SP), líder e vice-líder do partido de oposição no Senado, apresentaram um projeto de decreto legislativo para anular o convênio entre o ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na prática, a ação impede a atuação dos 11. 487 médicos cubanos que participam do programa.


Apesar da tentativa tucana, o líder do PT na Câmara ressaltou que o partido vai lutar para derrubar a proposta e assegurar o direito à saúde para a população mais carente do País. “Vamos lutar para derrubar essa proposta elitista e preconceituosa do PSDB”.

É direito da população ter acesso à saúde, seja por meio do atendimento feito por médicos cubanos ou de qualquer outra nacionalidade que queiram trabalhar no Brasil, principalmente nas localidades mais distantes e carentes”, destacou. “É um preconceito hediondo do PSDB contra as camadas mais pobres da população brasileira”.

Na mesma linha, outros parlamentares petistas protestaram contra a ação do PSDB. O deputado Adelmo Leão disse que a atitude dos líderes tucanos “é um absurdo, e um contrassenso”. “Além de uma ofensa à população mais pobre atendida pelo programa, é uma atitude de desrespeito a um contrato internacional com uma entidade respeitada em todo mundo. Se isso viesse a ocorrer, o Brasil perderia credibilidade, e milhões de pessoas ficariam desassistidas”, explicou.

Também indignado com a proposta tucana, o deputado Chico D’Ângelo disse que a iniciativa demonstra a falta de conhecimento sobre os benefícios gerados pelo Mais Médicos. “Antes de apresentar a proposta esses senadores deveriam ter visitado as localidades onde existe o programa. Assim teriam tido a oportunidade de observar a relação de proximidade entre os profissionais da saúde e a população, e verificar a melhora de todos os índices relacionados à atenção básica de saúde”, observou.

Já o deputado Jorge Solla destacou que a falta de compromisso do PSDB com a saúde dos brasileiros está por trás da motivação do projeto tucano. “Ao querer acabar com um programa que atende mais de 60 milhões de brasileiros apenas para criar um enfrentamento político, o PSDB mostra que não tem compromisso com as políticas públicas de saúde no País”, acusou. 

do Plantão Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por respeitar este espaço livre e democrático e por comentar!